Síndrome Pré-Menstrual
10/05/2012
Já é hora de ir ao ginecologista?
22/06/2012

Tem que Operar? E Agora?

Algumas pessoas se deparam com essa situação. Possuem alguma doença que, por um motivo ou outro, o médico indicou tratamento cirúrgico. E agora? E agora, é seguir as recomendações médicas. Cirurgia não é um problema, pelo contrário, é a possibilidade de solução; de uma vida saudável novamente livre da patologia que lhe aflige.

As técnicas cirúrgicas estão cada vez mais modernas e refinadas. O objetivo é tratar o paciente da maneira menos invasiva e mais eficaz possível, possibilitando seu pronto restabelecimento e rápido retorno ao trabalho. Mas de nada adianta uma técnica apurada do cirurgião se não há cooperação do paciente. Tão necessário quanto o ato cirúrgico são os cuidados/ recomendações pré e pós-operatórios.

Durante o pré- operatório são realizados vários exames com a finalidade de avaliar status  nutricional; hematológico; doenças crônicas prévias (hipertensão arterial; diabetes mellitus; cardiopatias) ; distúrbios de coagulação e hidroeletrolíticos. A avaliação pré-anestésica também é importante. Oferece um primeiro contato entre anestesista e paciente, diminuindo a ansiedade e dando mais segurança ao doente. Além disso, permite reajustar doses de medicações previamente utilizadas.

O pós-operatório é cercado de orientações médicas que devem ser seguidas para uma boa recuperação. Repouso (inclusive sexual) pelo tempo recomendado; alimentação leve e balanceada; higienização da ferida operatória; medicações antibióticas e cicatrizantes prescritas pelo médico. Também é importante cumprir os prazos de visita médica para revisão da cirurgia pois cada parte do corpo tem condições de cicatrização diferentes; e só seu médico é capaz de avaliar se o processo está ocorrendo no tempo esperado.

Dra Denise Vasconcelos
Dra Denise Vasconcelos
Dra Denise Vasconcelos - Renomada Ginecologista e Obstetra, graduada pela em Medicina UPE, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia MEAC/UFC. Com título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. Treinamento e Aperfeiçoamento em Endoscopia Ginecológica – Videocirurgia em Brasília/ DF; Histeroscopia Cirúrgica com Ressectoscópio em São Paulo/SP. Treinamento/ Aperfeiçoamento em Ultrassonografia – Medicina Interna/ Mama e Tireóide/ Ginecologia e Obstetrícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *