Essure
Essure
10/05/2012
Miomas
10/05/2012

Laqueadura Tubária

A laqueadura tubária consiste na obstrução das trompas uterinas bilateralmente. Popularmente conhecida como “ligação das trompas” trata-se de uma cirurgia na qual a passagem tubária de cada lado é interrompida. Dessa forma, impossibilita a passagem do óvulo até o útero e a possibilidade de gravidez.

Naturalmente, é um método definitivo. De acordo com a legislação, é oferecido à mulheres com prole definida e acima de 25 anos. Prole definida entende-se 2 filhos vivos ou mais; com exceção da gravidez em curso. Tendo em vista as alterações hormonais decorrentes da gravidez, pela lei em vigor a mulher gestante é considerada incapaz de tomar decisões deste porte. Portanto, a laqueadura é uma cirurgia que pode ser realizada, se for a vontade do casal, após o período puerperal; ou seja, 60 dias após o parto em diante.

Existem exceções, é claro. Pacientes com várias comorbidades como pressão alta de difícil controle; diabéticas; cardiopatas; usuárias de drogas; cesárea iterativa; e algumas outras situações em que uma gravidez não programada pode ser um risco iminente à vida materna; nesses casos, o médico pode realizar a laqueadura durante a cirurgia da cesareana.

Trata-se de um procedimento simples, onde é realizado o corte e ligação do canal tubário bilateralmente. O acesso às trompas pode ser variado. Pode-se chegar à cavidade pélvica pelo mesmo acesso da cesareana (a cicatriz transversa suprapúbica); pode ser através da cicatriz umbilical, realizando-se pequena incisão na cicatriz umbilical e chegando à cavidade pélvica. Atualmente, pensando-se sempre em métodos menos invasivos, pode-se fazer através de laparoscopia ou via vaginal (pelo fundo de saco posterior).

Dra Denise Vasconcelos
Dra Denise Vasconcelos
Dra Denise Vasconcelos - Renomada Ginecologista e Obstetra, graduada pela em Medicina UPE, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia MEAC/UFC. Com título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. Treinamento e Aperfeiçoamento em Endoscopia Ginecológica – Videocirurgia em Brasília/ DF; Histeroscopia Cirúrgica com Ressectoscópio em São Paulo/SP. Treinamento/ Aperfeiçoamento em Ultrassonografia – Medicina Interna/ Mama e Tireóide/ Ginecologia e Obstetrícia.

2 Comentários

  1. Akine disse:

    Posso fazer laqueadura com33 e um filho preco

    • Dra. Denise Vasconcelos disse:

      Pela lei, acima de 25 anos ou mais de 2 filhos. Precisa agendar consulta para avaliarmos o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *