Dúvidas Frequentes

Se estou tomando anticoncepcional oral e esqueço um dia, como devo fazer?
Assim que lembrar, tomar o comprimido e seguir a cartela normalmente. Caso esse intervalo seja maior que 12h, deve-se associar também um método de barreira ( preservativo) no caso de relações sexuais.
Que efeitos posso ter com anticoncepcionais?
Cada pessoa reage diferente ao medicamento. No caso dos anticoncepcionais orais, que são os mais comuns, pode-se ter náuseas, vômitos, dores de cabeça, sangramentos irregulares. Isso no período inicial de adaptação que não deve ultrapassar 1 semana. Caso aconteça, deve-se contactar o ginecologista.
Como sei se estou com corrimento?
É normal a mulher ter uma lubrificação vaginal, que vai estar em maior ou menor quantidade de acordo com a fase do ciclo menstrual. Caso essa secreção se torne exagerada em quantidade, coloração diferente ou odor mais forte; pode estar iniciando um corrimento e deve-se procurar o ginecologista para uma avaliação.
Uma vida sexual ativa pode causar infecção urinária?
A infecção urinária se desenvolve quando há contaminação de bactérias no trato urinário ( uretra e bexiga). Não há uma relação direta com a prática sexual nem com bactérias/doenças consideradas sexualmente transmissíveis.
Posso engravidar sendo portadora de mioma?
Mioma é um nódulo benigno que se desenvolve no útero. Dependendo da localização e do tamanho, pode causar sangramentos e prejudicar a gravidez em andamento ou até estar relacionado com infertilidade. Mas não atrapalha o desenvolvimento do feto.
Grávida pode fazer sexo?
Durante a gravidez não há restrições para atividade física nem prática sexual. A grávida pode manter sua vida sexual durante os 9 meses. Quando há alguma intercorrência como dores ou sangramento, deve-se suspender tanto atividade sexual como esforços físicos até segunda ordem.
Como me prevenir do HPV?
O HPV é um vírus sexualmente transmissível. Pode ser adquirido através do contato direto com lesões. A melhor forma de prevenir é o uso de preservativos. Também está disponível a vacina contra o HPV que evita o desenvolvimento de lesões que levem ao câncer.